Medições de parametros elétricos

Para diagnosticar o comportamento de uma instalação elétrica é necessário medir os seus parâmetros elétricos, relacioná-los, analisar os seus resultados e depois tomar decisões para a sua manutenção ou executar novas ampliações.Dispomos de um Medidor de Parâmetros Elétricos de ponta de fabricação da IMS soluções em Energia o  "POWER NET PQ - 600" apto a atender às exigências do módulo 8 PRODIST relativo a qualidade de energia elétrica - QEE.

Para o consumidor  de energia a eletricidade é como um insumo que só tem sua importância percebida quando deixa de funcionar ou quando a sua qualidade se deteriora e os seus efeitos são percebidos. Portanto para o consumidor a eletricidade deve ser continua e apresentar-se num mesmo nível sem variações isto é apresentar sempre o mesmo nível de qualidade.

A qualidade referida anteriormente é a base para que os equipamentos funcionem, porém ela depende das fonte principalmente dos elementos (equipamentos) que participam da sua utilização, podemos então dizer que cada usuário vai necessitar de um índice de qualidade de energia diferente. Hoje devido aos avanços tecnológicos alguns fabricantes dos equipamentos definem a qualidade da energia  como a energia fornecida nos níveis de tensão dentro dos paramentos os     quais o seu equipamento continua trabalhando, é o caso de funcionamento das empresas de TI, de seguimento Industrial, comercial.

Já existe também essa preocupação  nas empresa de Geração , Transmissão e Distribuição de energia elétrica que través desse longo caminho percorrido aumenta  a possibilidade de ocorrência de distúrbios  causada por diversos motivos;

Quedas de arvores, animais silvestres , fenômenos meteorológicos. Por esse motivo  é de suma importância o gerenciamento da energia elétrica desde a sua geração  até a entrega . Alguma regras são definidas por órgãos reguladores como a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) em seu procedimento de distribuição (PRODIST). Os índices de qualidade de energia que são alvos de fiscalização estão definidos no módulo 8 do PRODIST e  abrangem os seguinte setores:

- Unidades consumidoras com instalações conectadas em qualquer classe de tensão.

- Produtores de energia.

- Distribuidoras.

- Agentes importadores ou exportadores de energia.