Termografia

A Termografia por meio do uso de termovisores, pode ser usada para executar várias funções essenciais para os ambientes comerciais, industriais e residenciais na resolução de problemas de equipamentos elétricos , mecânicos e inspeções de envelopes construtivos.

Os termovisores são usados para executar tarefas de manutenção preventiva e preditiva.

A chave do sucesso para a resolução de problemas através do uso de imagens térmicas está em um bom entendimento dos requisitos básicos para detectar possíveis problemas e condições anormais de um equipamento especifico, quando eles existirem.

Por exemplo, uma chave geral ou uma contactora quando não está energizada não tem nenhum significado, pois os problemas (manchas quentes) se existirem, só ficarão visíveis se estes componentes estiverem em operação por um tempo determinado.

Nem sempre é simples saber exatamente quais  condições são necessárias para se resolver o problema de um  equipamento. Além da experiência do profissional de Termografia,  uma profunda compreensão de variáveis, como transferência de calor , radiometria,  utilização da câmera, funcionamento e falha de equipamentos são todos elementos necessários para a solução dos problemas terem sucesso. 

A Radiometria é a detecção e a medição de energia eletromagnética radiante especificamente na parte infravermelha do espectro.